25.5.10

O MISTÉRIO DO DESIGM ESTRATÉGICO DE EMBALAGENS!

Ao ler a notícia que as tradicionais rotulagens das sopas Cappbel’s foram alteradas, por estudos de neuormarketing que demonstram a ineficiência ou desatualização da imagem do produto, fiquei pensando.  Mudar mesmo sendo elas, imortalizadas nas obras de Andy Warhol?


Me lembrei que há pouco tempo assisti uma palestra do designer e arquiteto italiano Giovanni Vannuchi, sócio diretor da Oz Design, que tem como clientes Coca-Cola, Ajinomoto, Grupo Positivo, entre outros. Nos primeiro momentos da palestra, apresentou-nos como “casos de sucesso estratégico” as embalagens de Toblerone, Coca-Cola e  uma de outro produto imortalizado que não me lembro. 

Continuei pensando, até onde vai a importância da embalagem través do design, da pregnância de um produto através marketing ou seu sucesso venda através de sua qualidade?

Mas será que dizer que uma embalagem desenvolvida 21736832748347 anos atrás foi planejada estrategicamente para cumprir todos os requisitos de apresentação nas gôndolas, ligação emocional e identidade... Parece-me prepotência equivocada...

Não estou aqui desmerecendo as coitadas das embalagens, pois não dá pra negar que deram muito certo! No entanto, acredito que esses “casos de sucesso” são responsabilidade do recorte temporal onde os produtos foram lançados e a qualidade dos mesmos.

Podemos perceber alguns “casos de infelicidades” relacionados às embalagens quando a qualidade técnica de comunicação é excelente, mas o produto é uma porcaria. SAGATIBA!

Então, e o caso da sopa de tomate? Acredito que para os brasileiros tanto faz tanto fez...  Quem a compra é só designer que assistiu a uma aula de história da arte na vida! 

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